terça-feira, 25 de outubro de 2011

Limão: uma Fruta Multiuso

Conheça as outras funções do limão e facilite o seu dia a dia!

O limão é muito mais que uma fruta. Possui propriedades medicinais que previnem e combatem diversos problemas de saúde, é tempero e ingrediente de molhos, bolos e tortas e pode ser consumido em sucos. Quer mais? Ele ainda facilita a vida em casa, podendo ser utilizado até como produto de limpeza! É por isso que você não pode deixar o limão de fora da sua rotina diária. Confira as dicas:
Foto: Thinkstock/Getty Images

1. A fruta tem ação bactericida e elimina cheiros fortes. Por isso, quando usada como produto de limpeza, deixa a casa toda desinfetada e livre de odores. Para obter um produto natural, misture 300ml de suco puro de limão para cada 1 litro de água. Como a mistura desinfeta e elimina gorduras, pode ser usada em vidros, azulejos, fogão, pias, etc. Por ser natural, evita irritações de pele e unhas, causadas por produtos industrializados, não prejudica o meio ambiente e é econômica.
2. O limão é capaz de neutralizar o excesso de sal. Se a comida ficou muito salgada por acidente, pingue algumas gotas de limão dentro da panela e leve-a de volta ao fogo por alguns minutos.
3. Para amenizar o amarelado das roupas brancas, deixe-as de molho em um balde com água e algumas rodelas de limão. Para tirar manchas das roupas, como as de molho de tomate, esfregue limão e depois enxágue com bastante água morna.
4. Esfregue 1/2 limão na superfície de frutas cortadas e que serão guardadas, como maçã ou abacate. O suco do limão impede que elas escureçam pelo efeito da oxidação.
5. Para retirar cheiros fortes e gordura de panelas, pratos e talheres, esfregue pedaços de limão após lavar os utensílios. Depois, é só enxaguar com bastante água.

Muito cuidado!

O sumo do limão possui substâncias que podem causar várias manchas na pele e até queimaduras muito graves, se ela for exposta ao sol. Por isso, é muito importante lavar com bastante atenção as mãos com água e sabão depois de utilizar limão.
Mesmo assim, evite se expor ao sol logo depois do contato e não se esqueça de lavar também todas as partes do corpo que entraram em contato com a fruta (lábios, por exemplo). Se for utilizar uma grande quantidade de limão com as mãos, use luvas para protegê-las melhor.
Alguns dentistas consideram a possibilidade da acidez do limão prejudicar o esmalte dos dentes. Portanto, se você bebe limonada com muita frequência, prefira utilizar canudos. Também evite escovar os dentes logo após ingerir a fruta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...